top of page

Transformação digital empresarial - Coluna #14 JC

É indiscutível que, independente do segmento e porte da empresa, não investir em tecnologia dificulta a geração de resultados econômicos eficientes. A transformação digital dentro de uma empresa é um tema que tem ganhado grande relevância e não é para menos, já que tem mudado a forma como os negócios se relacionam com seus clientes e funcionários.


Empresas e pessoas intermediam suas relações a partir da tecnologia, seja em ambientes físicos e/ou digitais. Ou seja, em outras palavras, isso implica em inovação, produtividade e automação.


Considerando as mudanças ocorridas nos hábitos e comportamentos dos consumidores, é um número considerável de operações comerciais e financeiras que antes da pandemia eram feitas presencialmente e agora passaram a ser executadas de forma remota, por meio digitais.


Dessa forma, a inserção da tecnologia nos processos passou a ser um ponto crucial para a manutenção e funcionamento de um negócio. Além disso, se mostra necessária, independentemente do porte e ramo de atuação. Às empresas que não se adaptaram, esse é o momento adequado para tomar as ações necessárias para se adequar. Segundo a Forbes Tech, estima-se que até 2025 sejam cerca de 27 bilhões de dispositivos conectados à internet. De qualquer maneira, os impactos já são sentidos. O brasileiro, por exemplo, usa o celular por mais de três horas por dia.


A diversificação dos canais de compra continua sendo uma tendência forte. Além da opção do autoatendimento, as empresas podem oferecer novas soluções como aplicativos, sites e canais no WhatsApp, que garantem um atendimento mais rápido e eficiente, prezando a maior autonomia ao consumidor. Outra exigência do consumidor é ter maior proximidade com as marcas.


Nas empresas, por meio dos smartphones é possível promover treinamentos, facilitar a comunicação interna ou acessar informações do ERP, por exemplo, auxiliando na automatização de processos.


Quando falamos em automação de processos nas organizações, isso consiste na substituição do trabalho manual pelo de máquinas. Reforço que a ideia não é trocar o ser humano, porém, aumentar a eficiência e eficácia do seu trabalho com tecnologias de ponta, ou seja, aliar o “ser humano” à "máquina".


Por conta disso, pudemos observar uma grande transformação no mercado durante os últimos anos, na qual softwares e soluções para gestão empresarial, passaram a ocupar uma posição central na rotina do empreendedor. Há tempos, o ERP é uma ferramenta indispensável nas organizações. Afinal, ela garante a integração dos vários setores, aumentando a produtividade.


Com a transformação digital, o ERP também tem se tornado um centro de controle. Principalmente porque ele centraliza dados e informações de seus clientes, fornecedores e colaboradores, permitindo que os dados sejam estruturados, ajudando a tomada de decisão.


Juntamente a isso, os sistemas de gestão empresarial estão cada vez mais flexíveis. Inclusive, algumas opções permitem criar e personalizar aplicações, de acordo com as necessidades das empresas.


Se sua empresa possui alguma rotina diferenciada ou está em busca de um sistema de gestão que possa ser customizado, nós, da WTTI Sistemas possuímos uma solução modularizada totalmente diferente comparados aos demais produtos do mercado, onde nos preocupamos em dar uma identidade própria para cada projeto, analisando cada caso e desenvolvendo soluções empresariais que atenderão especificamente a rotina de empresas no segmento de comércio, indústria, distribuidora e prestadores de serviço. Entre em contato conosco!

댓글


bottom of page