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Quais aspectos são importantes no mundo do empreendedorismo? Espaço do Empreendedor - Coluna #2 JC

Na última edição do JC iniciamos esta coluna, onde nos propomos a auxiliar você, empreendedor, com temas relacionados ao assunto. E nesta semana, trago a seguinte reflexão: O que pode auxiliar um empreendedor a manter seu negócio? Antes de abordarmos assuntos específicos do mundo do empreendedorismo, traremos um parecer geral de quais aspectos devem ser aprofundados para entender melhor o mercado e fazer sua empresa crescer.


Ter uma empresa, independente do segmento e porte, não se resume apenas a um investimento financeiro, produtos e serviços a baixo preço ou uma sala comercial bem localizada. Ter uma visão vasta sobre a relação da sua empresa com o atual cenário do mercado te prepara a estar apto às mudanças e inovações que estão constantemente ocorrendo e, utilizar-se disto para atingir novos clientes, analisar possibilidade de expansão e aumento de lucro.


O ponto de partida é o planejamento estratégico, pois através dele sua empresa tem a possibilidade de avaliar seu ambiente interno, possibilitando reforçar seus pontos fortes e permitindo ponderar seus pontos fracos, bem como avaliar seu ambiente geral, ou seja, reconhecer oportunidades e identificar ameaças no meio que sua empresa opera. Com um bom planejamento, o futuro do seu negócio cresce de forma organizada.


Quando você se aprofunda em determinados pontos, pode começar a traçar objetivos para o futuro do seu negócio, reestruturar a missão e os valores dele, esquematizar projetos, orçamentos e parcerias, traçar medidas de inovação quanto à cartela de serviços e produtos e muito mais.


O próximo aspecto fundamental em uma empresa é o financeiro, pois a má gestão pode gerar prejuízos, como caixa negativo acarretando em dificuldades nos pagamentos que sua empresa precisa efetuar. Um setor financeiro não estruturado pode comprometer sua empresa, então lembre-se, é importante ter uma gestão financeira saudável para não colocar seu negócio em risco.


Dominando aspectos pertinentes ao setor financeiro, você poderá adotar ações que visem uma gestão mais saudável, como identificação e corte de despesas, índices de performance de vendas, novas metas de lucro mensal, monitoração de ativos e passivos circulantes e etc.


Há uma boa gama de cursos, formações e programas que o ajudam não só a conhecer esse conteúdo, mas a montar uma equipe contábil e financeira que dê o suporte necessário na sua empresa e clientes.


Mas e aí, como anda o seu processo de vendas? Atualmente possuímos inúmeros meios para venda de produtos e serviços, que vão do presencial ao online. É preciso conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes para alinhar seu processo de vendas a eles, além, claro, de avaliar qual canal de comunicação é mais efetivo e possui o melhor custo benefício para a sua empresa.


Aliado ao setor de vendas, não podemos deixar de citar o marketing. Quando pensado de forma estratégica, possibilita o aumento do alcance da sua marca e a atração de potenciais clientes. Ressaltamos também que ter uma boa experiência com seu cliente é fundamental e para isso é preciso planejar-se e adotar medidas que façam seu cliente ter uma visão positiva da sua empresa, associando a sua marca aos pontos positivos que seu negócio proporciona.


Ao entender e reconhecer o peso deles na dinâmica cliente-marca, você terá a oportunidade de traçar novos códigos de conduta e ética para os seus funcionários, planejar as etapas de contato com o cliente antes e depois das vendas e promover levantamentos periódicos para saber quais melhorias podem ser implementadas para alcançar a satisfação do público.


Por último, porém não menos importante, temos o RH. Afinal, mesmo que sua empresa possua um quadro de funcionários reduzido, é fundamental ter um time produtivo, funcional e alinhado com o propósito da empresa para alcançar bons resultados e alavancar suas vendas.


A partir disso, você terá como coordenar e conduzir melhor os seus colaboradores, estimulando-os a terem um melhor desempenho, treinando-os para atividades e funções específicas, criando um ambiente saudável e equilibrado, evitando problemas empregatíssios e muito mais.


Os aspectos abordados são apenas parte da garantia do sucesso e da durabilidade do seu negócio. E aí, pronto para colocar em prática os itens abordados aqui? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente através do e-mail duvidas@wtti.com.br.

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