top of page

O que é e para o que serve um SAAS?

SaaS é a abreviação de Software as a Service, ou seja, Software como Serviço. Nada mais é do que um sistema, onde na grande maioria das vezes, esse tipo de Software não precisa ser instalado no computador, sendo possível acessar através da nuvem (navegador da internet), porém, há sistemas que podem ser instalados.


Como funciona um Software como Serviço?


Como esse Software funciona na nuvem (em um navegador), o acesso às informações e os processos do sistema também são feitos de forma online mas, o gerenciamento acontece de maneira centralizada.


Caso ainda não tenha ouvido falar, esse tipo de Software enquadra-se no formato “one to many” que significa “um para muitos”, visto que os serviços, o design e os recursos são teoricamente os mesmos para uma ampla cartela de clientes e empresas.


Os SaaS são recomendados para todas as empresas, mas de forma especial, para aquelas que não possuem servidores e espaços físicos, pois, para ter isso internamente é necessário um alto investimento em computadores, servidores e equipe para suprir as demandas.


O cliente pode selecionar os módulos que deseja incluir no pacote, pagando separadamente por eles e pela quantidade de usuários desejada.


Selecionamos alguns aspectos desse modelo:


DISPONIBILIDADE


Normalmente uma plataforma SaaS proporciona uma disponibilidade elevada de Service Level Agreement (SLA) de 99,9%, isso porque o fornecedor ou desenvolvedor também é responsável por manter a solução funcionando e acessível ao seu cliente.


ACESSIBILIDADE


Após contratar o SaaS, a empresa/cliente receberá os dados de acesso ao sistema, conseguindo acessar nos mais diversos equipamentos (computador, tablet, smartphone, etc) e com uma boa conexão com a internet.


ATUALIZAÇÕES FREQUENTES


Um SaaS recebe atualizações a todo momento para ir contra as falhas e vulnerabilidades de um possível ciberataque e demais riscos que possam afetar os dados e informações dos seus clientes. Essas atualizações também agregam inovações tecnológicas, a fim de tornar o sistema em questão mais vantajoso e completo.


Quer saber mais sobre esse serviço que pode revolucionar a sua gestão? Entre em contato!

Comentários


bottom of page