Quando iniciamos uma empresa, um dos principais pontos em que um empreendedor precisa destinar um tempo é na definição da missão, visão e valores e, nesse momento, gostaria de te fazer uma pergunta: a sua empresa possui esses três pilares?
Para quem não sabe do que estamos falando, vamos tentar sintetizar essas definições…
A missão é a razão pela qual aquela empresa foi criada, o propósito. Essa razão guia as ações, planejamentos e decisões de toda organização.
A visão é a imagem que a empresa projeta de si no futuro, onde ela gostaria de chegar - pensando a longo prazo.
Já os valores são os princípios que direcionam o comportamento e a cultura empresarial. É o que a empresa acredita, como ela se relaciona com os colaboradores, clientes, etc…
Estabelecer esses pilares essenciais para a sua empresa é fundamental para que você, como empreendedor, possa direcionar seu time no caminho certo e poder então, palpar as contratações e ações da empresa baseados em uma visão mais futurista, sem perder o “pé no chão”.
Com a missão, visão e valores conseguimos direcionar a marca num caminho onde a sua identidade se torna ainda mais sólida ao longo dos anos, destacando elementos que tornam a tomada de decisão mais alinhada com os princípios organizacionais.
Mas agora, permita-me questionar: como está a comunicação com os seus colaboradores? E com os seus clientes? Se engana quem pensa que essa história de “missão, visão e valores” se encaixa apenas para o quadro societário. É fundamental que, quem está à frente dos negócios tenha isso intrinsecamente dentro de si, mas seus clientes também precisam saber!
Ao realizar, desde as coisas mais básicas como as publicações em redes sociais até lançar novos produtos e startar novos negócios, as definições de cada uma dessas etapas deve estar presente.
Saiba que seus clientes são propagadores do seu negócio. Se você quer ser bem visto no mercado, seja, antes de mais nada, bem visto pelos seus clientes.
Sem ter as definições de missão, visão e valores, a sua empresa fica à deriva, sem um rumo e sem conseguir enxergar para onde vai e porque vai. Não seja o tipo de empreendedor que não sabe gerenciar seu time, foque nos pequenos detalhes que dão sentido ao seu negócio!
Σχόλια