top of page

Importância do Parceiro Contábil

Na publicação passada conversamos sobre o caso da Enron e o rombo que aconteceu na empresa. Trouxemos alguns pontos importantes que nos fazem refletir sobre a importância de ter um sistema de gestão seguro e completo em sua empresa, garantindo uma concentração maior de informações e segurança nos processos.


Mas hoje, abordaremos uma outra visão: a ótica do quão importante é possuir um parceiro contábil competente para a sua empresa. Vamos juntos entender um pouco mais?


O contador é o braço direito do empresário, afinal, ele é capaz de tornar as rotinas administrativas mais organizadas e eficientes, mantendo por exemplo, as questões fiscais como redução de despesa com impostos e processos trabalhistas em ordem, sem nenhuma divergência ou o mais completo possível. Desde o micro até a grande empresa, ter um profissional contábil próximo do seu negócio traz benefícios capazes de acelerar processos e desenvolver melhorias.


No caso da Lojas Americanas e da Enron, um dos pontos questionáveis é entender como a contabilidade também não percebeu o que estava acontecendo e deixou passar furos que, a olhos leigos, não fazem sentido.


Ter um parceiro contábil capaz de acompanhar frequentemente as movimentações ou então, estar próximo é indispensável, pois nos fazem abrir os olhos e entender o quão complexa é essa área e claro, o quanto ela pode afetar o seu negócio se não administrada de forma correta.

Se formos parar para enumerar os principais pontos no qual é benéfico possuir um parceiro contábil, ficaríamos um bom tempo aqui escrevendo :p mas trouxemos 04 pontos que são muito relevantes.


ELE TE ACOMPANHA!

Caso você seja daqueles empresários que gosta de ter uma única contabilidade desde a criação da empresa, esse é um ponto muito positivo pois, além de ela te ajudar na abertura do seu CNPJ e te direcionar no melhor caminho para seguir, ela estará do seu lado em TODOS os momentos, auxiliando e instruindo as etapas necessárias para o bom andamento da empresa. Mas se você, por algum motivo, trocar de contabilidade, não tem problema! A futura empresa também estará do seu lado nos piores e melhores momentos… gostamos de dizer que é como um casamento: na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença.


CONTROLE FINANCEIRO EM DIA!

O controle financeiro é, sem dúvidas, o melhor ponto até aqui. Por mais que você tenha uma pessoa específica para mexer com o caixa da empresa e responsável pelo plano de contas, ter um parceiro para instruir e dar uma opinião amiga, é SEMPRE bem-vindo, mas você, como empresário, precisa saber ouvir pois, aquela pessoa pode estar te livrando de uma fria.


FACILIDADE NA OBTENÇÃO DE CRÉDITO

Com uma contabilidade lado a lado da sua empresa, você conseguirá obter créditos e financiamentos melhores junto ao banco. Eles verão que a sua empresa é séria e possui o fluxo de caixa em dia, diminuindo as possibilidades dos bancos receberem calotes ou o seu negócio possuir futuras dívidas e juros. Caso você não tenha uma contabilidade, o processo já fica um pouquinho mais complexo, mas nada impossível, fique tranquilo!


AUXÍLIO NAS QUESTÕES JUDICIAIS

Qualquer acontecimento dentro ou que envolva a sua empresa, a contabilidade poderá sim te ajudar fornecendo provas judiciais, resultando em menos dor de cabeça e estresse para os donos e demais funcionários.


Hoje em dia, um parceiro contábil não atua apenas na contabilidade como um funcionário, mas também, como um consultor, que dá dicas, opina e muitas vezes, traz o empresário para a realidade, através de um embasamento por meio de números e valores.


Na WTTI o seu parceiro contábil possui um acesso para acompanhar as transações e recebimento de notas fiscais, facilitando a rotina da empresa e da contabilidade, evitando papeladas desnecessárias - nessa hora o tempo do empresário e o meio ambiente agradecem rsrsrs.


Trazer os seus clientes para um único sistema facilita pois a contabilidade não precisa entender de 4, 5 sistemas diferentes e tem maior controle do que acontece com as empresas que eles trabalham.


Buscamos aprimorar e trazer ainda mais pra nossa rotina essa parceria com as contabilidades, incluindo em nosso sistema de gestão, ferramentas capazes de facilitar não só a rotina do cliente, mas como também a rotina da contabilidade envolvida, pois sabemos o papel fundamental que eles possuem.


Indo de encontro com o nosso encerramento dessa coluna, gostaríamos de ressaltar nosso comprometimento com as contabilidades e dizer que nós nos orgulhamos dos parceiros contábeis que estão ao nosso lado e claro, dos que ainda estão por vir. Sabemos que sem o brilhante trabalho de vocês muitas empresas poderiam estar quebradas, mas graças a esse apoio e vontade de fazer acontecer, muitas empresas são salvas e conseguem dar a volta por cima.

Yorumlar


bottom of page