top of page

Importância de um Fluxo de Caixa - Coluna #6 JC



Conheço muitas pessoas que têm dificuldades no domingo à noite por não saber o que lhes espera na empresa na semana que está chegando. Será que haverá fundos para cobrir todas as necessidades? E se aparecer para você uma oportunidade de compra neste momento, você sabe qual será a melhor forma de pagamento? A realidade de muitos empreendedores é de um caixa apertado e logo vem a cabeça que quanto maior o número de parcelas, melhor será. Mas será mesmo?


Manter o financeiro de uma forma organizada permite que você possa ter um fluxo de caixa e enxergar como será o futuro financeiro de seu negócio, até mesmo podendo simular isto. Às vezes um número menor de parcelas ou mesmo a vista, fará toda a diferença para você.


Conforme pudemos observar em nosso artigo da última semana, nem sempre conseguimos colocar as margens adequadas aos nossos produtos e serviços, já que estas dependem de quanto o mercado está disposto a pagar. Com um fluxo de caixa em ordem, uma boa forma de negociação na forma de pagamento, pode viabilizar a venda e deixar sua empresa mais rentável.


E como fazer isto?


A primeira tarefa para ter um fluxo de caixa é ter todos os lançamentos de contas a pagar e receber feitos de maneira adequada, permitindo que você tenha o acompanhamento diário das informações, evitando pagar juros desnecessários por esquecimento ou ainda o desconforto de cobrar um cliente adimplente.


É fundamental manter a conciliação financeira em dia, fazendo com que tudo o que foi realizado seja devidamente contabilizado e, com isto, ser mais efetivo na cobrança dos clientes inadimplentes, até porque uma cobrança no tempo certo é muito mais efetiva que se deixar passar algum tempo.


Mas leva muito tempo e custa caro fazer tudo isto?


Vou citar aqui exemplos que temos em nosso sistema e que podem ajudar você nessas atividades: 1 - Possibilidade de emissão de boleto assim que gera a nota fiscal, gastando apenas um clique a mais na operação e, como o processo é todo automatizado, já tendo isto sido lançado no contas a receber e no fluxo de caixa, acontecendo o mesmo quando o cliente pagar este boleto. Tudo on-line e pronto para sua gestão; 2 - Importação de NF-e de compra diretamente no sistema, com alerta de novas notas fiscais, fazendo com que além de lançar o estoque corretamente, já coloque as informações do contas a pagar diretamente no seu fluxo de caixa.


Acima você encontrou um vídeo explicando de maneira rápida, como otimizar esta importante rotina, e uma dica que pode ajudar você a economizar muito para manter seu caixa organizado.


E já sabe, se ainda ficou com dúvidas, estamos à disposição no e-mail duvidas@wtti.com.br para ajudá-los.

Comments


bottom of page