top of page

Espaço do Empreendedor - Coluna #1 JC

De início, já desafio você a me informar quando foi a última vez que você ouviu a expressão de quanto é difícil empreender, e com um detalhe, principalmente no Brasil.


Então, quando foi que você ouviu ou melhor, quando é que você falou isto?


Sim, no Brasil encontramos muitas dificuldades para empreender, porque nem sempre as instituições públicas nos ajudam criando regulamentações até desnecessárias ou obrigações que nos fazem no mínimo gastar muito para atender de todas as formas as obrigações impostas.


Mas é só isto?


Não, empreender por si só já é algo complexo, pois, dificilmente começamos uma empresa gigante que terá responsáveis em todas as áreas e só faremos aquilo que sabemos de melhor, e falando em o que sabemos de melhor, o empreendedorismo vem em muitas vezes de algo que se sabe fazer tecnicamente muito bem, porém, sem o preparo adequado para gestão, até porque, uma empresa necessariamente terá a necessidade de gestão de muitas áreas, como clientes, fornecedores, colaboradores, estoque, comercial, marketing, produção, distribuição entre outros conforme a atividade onde atua.


Além disso, por melhor que possamos estar preparados, não existe tempo útil para que uma única pessoa faça tudo, e para isto precisamos de outros profissionais ao nosso lado para colaborar e fazer com que possamos estar no mercado por mais tempo.


Outro detalhe importante que esquecemos é de fazer uma pesquisa adequada para entender se estamos no local certo, se há um público determinado a comprar o produto e / ou serviço, se há mão de obra para o que desejamos, se teremos todo o ciclo disponível, isto é, nem sempre há um planejamento sobre tudo o que será necessário.


Também, quando iniciamos e identificamos nossas demandas e dificuldades, ocorre algo pior, que é nem sempre procurar o auxílio necessário para que as situações possam ser resolvidas no momento certo, sem acúmulo de desafios, com tempo disponível para atender aquela demanda, e já explicando um pouco sobre isto, temos por perto muitas entidades, instituições e associações que fazem muito bem este papel de auxílio, com consultores, colaboradores ou mesmo outros empresários que já demandaram esta dificuldade e hoje voluntariamente se dispõem a ajudar os novos empresários nesta demanda.


E por que empreender então?


Empreendemos porque temos um espírito inovador, queremos que o mundo possa conhecer o que fazemos de melhor, empreendemos porque é muito bom atender a uma demanda de mercado (algumas que nem existiam), capacitando pessoas, gerando renda, fazendo crescer uma comunidade, enfim, colaborando para um mundo melhor.


Com o objetivo de levar informações que possam ajudar, nós da WTTI Sistemas com quinze anos de mercado levando gestão para várias centenas de empresas, junto com o Jornal da Cidade vamos preparar semanalmente assuntos que sejam importantes para estas pessoas que considero heróis por abdicar muitas vezes da segurança de estar empregado, para poder desafiar o mundo e levar a sua idéia para o mundo corporativo e atender um mercado com todo diferencial proposto.


Acompanhe nossas redes sociais e o Jornal da Cidade Joinville e fique por dentro das novidades da Coluna Espaço do Empreendedor.

Commentaires


bottom of page