top of page

Empreendedorismo Digital

Muito antes de cogitarem a internet, já trocávamos e vendíamos produtos e serviços. Muito antes de falarmos sobre transformação digital, os e-commerces já estavam online. E mesmo antes da pandemia, haviam ainda muitos outros tipos de negócios 100% digitais – totalmente desapegados de aluguéis e espaços físicos que são, na maioria dos casos, a casa do próprio empreendedor.


O empreendedorismo digital acontece quando um negócio é totalmente, ou ao menos em sua maioria, montado e comandado na internet. Ele dispensa espaço físico e atendimento presencial, sendo ideal para quem busca flexibilidade e um investimento inicial menor e até independência. Hoje, muitas empresas dependem do digital para continuarem ativas e é sobre isso que falaremos hoje, sobre negócios online ou empreendedorismo digital


Não se engane pensando que as empresas digitais são em sua maioria pequenas e simples de se gerenciar. É possível crescer muito, aumentar a equipe e obter ótimos resultados, porém, lembre-se de investir em aperfeiçoamento pessoal, profissional, estudos do mercado em que você está inserido e ferramentas que auxiliem na sua gestão. E para quem atua online, tecnologia e inovação são palavras essenciais.


Empresas que antes atuavam apenas no offline estão migrando para o online também, buscando mais vendas e oportunidades, além de várias empresas de software estão sendo aprimoradas e novas ferramentas estão surgindo para auxiliar ainda mais na integração entre o físico e o online.


Durante a pandemia, as categorias de bens de consumo chegaram a ter crescimento de mais de 100% no online. São muitos os marketplaces que podem te ajudar a migrar para o digital. E se preferir, você também pode montar o seu próprio e-commerce e vender seus serviços e/ou produtos. “Mas será que o online é mesmo para mim?”. Aqui abaixo eu te mostro brevemente as vantagens de empreender online.


Alcance (quase) sem limites: 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet móvel ou fixa. São muitos usuários, o que torna bem mais fácil que o seu negócio chegue a diferentes pessoas, de diferentes lugares.


Investimento inicial baixo e custos menores: Como não é necessária uma infraestrutura, ou seja, um local físico para atuar, os investimentos iniciais de aluguel, por exemplo, não existem. É possível, inclusive, trabalhar em qualquer lugar do mundo. Afinal, na maioria dos casos você só precisará de um computador e/ou celular, e mesmo se depois você precisar de uma equipe, optar pelo home office pode ser uma saída para a situação.


Flexibilidade para o empreendedor e para os clientes: A internet nunca para. Isso significa vendas ininterruptas, transações feitas de forma instantânea, em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana. Além disso, as compras não necessariamente precisam de você atento a todo momento para acontecer.


Agora, como se tornar um empreendedor digital? Bom, criar um negócio – seja ele online ou offline – não é algo tão simples. Serão necessárias estratégias comerciais, de marketing, muito planejamento e dedicação. Além, claro, da obtenção de um CNPJ na categoria que mais fizer sentido para a sua empresa.


Não vamos entrar em detalhes sobre como abrir a sua empresa, no âmbito legal, mas caso você precise de algum auxílio quanto a esta parte, pode nos mandar um e-mail solicitando contato dos nossos parceiros que podem te ajudar.


Se temos uma certeza, é de que a Internet estará sempre por aí e, ao que tudo indica, cada vez melhor. Lembre-se sempre que temos a inovação e a tecnologia ao nosso lado, buscando facilitar a vida de todos.


Commenti


bottom of page