SIAGN PAF-ECF

O PAF-ECF é um software de frente de caixa (PDV) que emite cupom fiscal para vendas do varejo e trabalha integrado, além da impressora fiscal, com leitores de código de barra, balanças, gavetas de dinheiro e TEF.

O PDV SIAGN possui uma interface moderna, simples, funcional e é totalmente integrado ao SIAGN ERP. Permite integração com vários dispositivos de automação comercial, atualmente trabalhamos com três marcas homologadas (Bematech, Daruma, Epson) e já está previsto a homologação de outras marcas e modelos de ECF.

A legislação determina que o PAF-ECF deve atender a uma série de requisitos técnicos e funcionais e anualmente deve passar por uma bateria de testes realizados por instituições credenciadas pelo COTEPE/ICMS (Comissão Técnica Permanente do ICMS), que emite um Laudo de Análise Funcional do PAF-ECF, atestando a conformidade do software em relação aos itens analisados.

O sistema pode ser utilizado por vários segmentos de negócios, desenvolvido para ser utilizado em: supermercados, comércio de autopeças, loja de vestuário, materiais de construção, tintas, cosméticos, papelarias, móveis, entre outros.

 

Etapas de um Projeto de Automação Comercial

 

Para que todo o processo de automatização caminhe de uma forma confiável e segura, sua empresa precisa de um consultor de Tecnologia da Informação. Um consultor de TI é um profissional de tecnologia que garante que seus sistemas de informática correspondam às suas demandas comerciais. Esse especialista pode analisar seus sistemas de informática atuais e sugerir soluções comerciais confiáveis.

Pergunte a si mesmo se alguma das afirmações abaixo se aplica a você e à sua empresa. Em caso afirmativo, está na hora de contratar um consultor de TI.

  • Realizar a gestão financeira da sua empresa requer bastante tempo?
  • Você utiliza diversas planilhas e fórmulas no Excel em sua rotina?
  • Os sistemas de TI da sua empresa estão um pouco além do seu conhecimento?
  • Possuo mais de um sistema de gestão, e não consigo me organizar como gostaria?

 

Devido à complexidade de realizar a automação comercial nas empresas, elegemos as três principais etapas do seu sucesso: Planejamento, Preparação e Implantação


Primeira Etapa: Planejamento

a. O momento de crescer

Em algum momento sua empresa começará a crescer. Quando isso acontecer, você poderá pensar que gerenciar sua carga de trabalho, acrescentada com a Tecnologia da Informação da empresa seja muita coisa. Poderá perceber também que os sistemas antigos com os quais trabalha não dão mais conta do recado e que precisa urgentemente de atualizações.

Procure conhecer todas as características do seu negócio, e pesquisar sobre como automatizar a sua empresa. O sucesso do processo de automação comercial depende do comprometimento de todos os envolvidos, principalmente dos proprietários e gerentes.

b. Identifique suas necessidades

Ao identificar os principais problemas do seu negócio, automaticamente você conseguirá identificar as suas necessidades. Ou seja, o que é preciso melhorar nas etapas de trabalho. Identificando suas necessidades, estabeleça metas e prioridades.

c. Escolha o fornecedor certo

Sabendo quais são as necessidades da empresa e metas levantadas, e depois de se inteirar sobre o assunto, é hora de escolher os fornecedores da solução que ofereça a solução completa. Procure referências desse fornecedor e converse com alguns dos clientes que já usaram os serviços dele.

d. Pense no futuro

Dimensione o sistema e equipamentos pensando na evolução do negócio e não apenas nas suas necessidades atuais. O sistema de automação tem que estar preparado para esse crescimento. Com certeza o seu movimento crescerá e, com isso, aumentará o número de itens em seu estoque, obrigando a um controle maior sobre eles. Consequentemente, aumentará a necessidade de se possuir um controle financeiro mais eficiente, um melhor controle sobre os fornecedores e assim sucessivamente. Prefira um fornecedor que ofereça Módulos de Gestão Financeira, Compras, Vendas, Relatórios e Cadastros, assim você conseguirá melhorar o seu sistema de informação de acordo com o crescimento da sua empresa.


Segunda Etapa: Preparação

a. Relação de confiança

Para o sucesso da implantação do sistema de automação comercial será preciso estabelecer uma relação de confiança. Aqui, o responsável pelo projeto e o profissional especializado devem confiar muito um no outro.

b. Treinar é preciso

No momento de escolher o seu fornecedor da sua automação comercial, prefira por empresas que ofereça treinamentos presenciais. Este é um importante benefício, para que você e seus funcionários consigam utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.


Terceira Etapa: Implantação

a. Comece pela retaguarda

Mesmo se a sua prioridade for o atendimento no caixa, é aconselhável começar o processo de implantação da automação comercial pela retaguarda. Isso porque a frente de loja automatizada gera informações que sem a retaguarda preparada não adianta nada. Na retaguarda, você irá automatizar as seguintes atividades: pedido de compra; recepção de mercadorias; armazenamento e distribuição de produtos; precificação (margens, análises de rentabilidade); reposição de mercadorias. Além de controlar o estoque; analisar o perfil da clientela; a rentabilidade por produto, entre outras atividades. Com a automação da retaguarda, você irá administrar melhor o estoque e o giro da sua empresa. Isso porque você terá a curva ABC de vendas e rentabilidade de produtos.

b. Não dispense ajuda

Mesmo com o projeto de automação concluído, não dispense um profissional especializado. Computadores estão sujeitos a falhas e as pessoas que trabalham com eles também podem não aperfeiçoar todos os seus recursos. Por essa razão, é importante manter o relacionamento de parceria com o seu fornecedor. Escolha um fornecedor que ofereça uma Equipe de Suporte Técnico (por telefone e email) para esclarecimento de suas dúvidas. Sistemas que ofereçam atualizações de acordo com a legislação vigente, backup diário e customização de acordo com as suas necessidades.
 

Fonte: http://tecnoimportspocos.blogspot.com.br/2009/03/etapas-de-um-projeto-de-automacao.html - Acesso em 01/09/2012.

 

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