Como escolher o ERP certo para a empresa?

Antes de comprar, entenda as suas necessidades e veja se o sistema escolhido cobre tudo. Qualidade, fornecedor de confiança e suporte adequado também são fundamentais.

 

 

O ERP (do inglês, Enterprise Resources Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial que cada vez mais tem se tornado imprescindível em organizações de diversos tamanhos e segmentos.

O ERP foi concebido para atender às demandas de boa parte das áreas que compõem uma empresa de maneira integrada, dando aos gestores de negócio uma importante ferramenta para controle de suas operações e planejamentos.

O investimento em um ERP, comprovadamente gera grandes retornos a curto, médio e longo prazo, porém é muito importante que sua empresa saiba conduzir corretamente o processo de escolha do sistema.

 

Alguns passos importantes a serem seguidos são:
 

Conduzir uma análise macro de seus processos internos: A análise dos principais processos de sua empresa vai trazer dois benefícios principais: o primeiro é identificar falhas nos processos e o segundo, ter um mapeamento que oriente a homologação do sistema escolhido.

Alinhamento estratégico: Se a empresa tem estratégias agressivas de crescimento (e reais), deverá ter isso em mente ao escolher um sistema que possa suportar esse crescimento e não exija grandes investimentos futuros para uma readequação.

Levantamento e escolha dos fornecedores: Após definidos os processos e a estratégia de sua empresa, chegamos à fase de qualificação e escolha de fornecedores. O mercado oferece uma extensa gama de soluções para todos os tamanhos, gostos e bolsos.

 

Alguns dos pontos mais importantes a se considerar na escolha de um bom ERP:

  • Suporte. Sim, um dos fatores mais importantes não é o sistema em si, mas a empresa que lhe oferece o serviço do ERP. Um sistema ERP molda a cultura gerencial da sua empresa, e essa é uma escolha que você levará por anos. Tenha um bom sistema, e um ótimo parceiro te apoiando.
  • Tecnologia. Qualquer sistema empresarial deve estar atualizado e pronto para as mudanças tecnológicas que acontecerão no mercado, assim como a sua empresa, seu sistema não pode parar no tempo. Prefira um sistema web, que lhe permite integração e mobilidade.
  • Facilidade. A função de um ERP é facilitar as operações e controles da sua loja, substituindo processos manuais por processos automáticos e inteligentes.
  • Treinamento. Necessário para utilizar o sistema na empresa da melhor maneira possível, tanto os gestores quanto o operacional.

 

Implantação do novo sistema: Durante o processo de implantação, é prioritário que todas as áreas afetadas estejam envolvidas e, se possível, que todos os responsáveis por essas áreas já estejam cientes dos impactos e mudanças que o novo sistema trará. Um bom programa de treinamento do novo sistema é obrigatório, afinal, a adaptação humana é o processo mais complicado no processo e, se mal dirigido, irá transformar todo o processo em uma experiência traumática.

 

Vantagens em se adquirir um sistema ERP:

  • Maior eficiência dos processos e departamentos.
  • Incorporação de melhores práticas aos processos internos da empresa.
  • Eliminar o uso de interfaces manuais, redundância de atividades e erros operacionais.
  • Reduzir custos e otimizar tempo dos processos internos.
  • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização.
  • Melhor controle de relatórios gerenciais.
  • Otimizar o processo de tomada de decisão.

 

Adaptado do Blog do Automatizando.

FALE CONOSCO
Endereço: Gothard Kaesemodel, 329 • Anita Garibaldi • Joinville/Santa Catarina
Telefone: 0800 601 3100 • (47) 3027-3100
COPYRIGHT © 2012 - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia