Gestão para Pequenas Empresas

O sucesso das pequenas empresas não é só estar por dentro das novidades, mas também fazer constantemente a gestão do negócio.

 

 

As micro e pequenas empresas no Brasil e no mundo têm características próprias. São mais ágeis, versáteis, flexíveis e adaptam-se com mais facilidades que as grandes empresas, mas, em contrapartida, devido às limitações próprias de seu porte, em geral têm menos poder de barganha e não se beneficiam de ganhos de escala.

Para Edmour Saiani, Consultor do SEBRAE, o sucesso do negócio depende de sete fatores fundamentais: pessoas, liderança, ousadia, fluxo de caixa, layout e benchmarking. De acordo com ele, os empresários de pequenas empresas devem estar atentos em ter bons funcionários, oferecer produtos diferenciados, obter controle financeiro para investir sem medo e criar relações de parcerias com os seus fornecedores.

O primeiro passo para que a pequena empresa adote as boas práticas de gestão é a sensibilização do líder, sem dúvida. Quando o pequeno empresário está convencido de que as boas práticas vão repercutir nos resultados de seu negócio, que terão impactos diretos e positivos em seu desempenho empresarial.

Os sistemas de gestão estão à disposição das micro e pequenas empresas para auxiliá-las e integrar os setores: financeiro, estoque e comercial. O gestor terá em mãos relatórios que auxiliaram no legislativo, contábil e fiscal da empresa, possibilitando obter bons resultados.
 

Adaptado dos sites Administradores e Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

 

FALE CONOSCO
Endereço: Gothard Kaesemodel, 329 • Anita Garibaldi • Joinville/Santa Catarina
Telefone: 0800 601 3100 • (47) 3027-3100
COPYRIGHT © 2012 - Todos Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia